quarta-feira, 23 de abril de 2008

Olimpíada de Língua Portuguesa

Olha aí, pessoal!
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro está chegando e, com ela, a chance de os alunos das escolas públicas de todo o país descobrirem o poder que as palavras têm.
O concurso, realizado pelo Ministério da Educação, em parceria com a Fundação Itaú Social e o Cenpec, desenvolve ações de formação de professores e premia poesias, textos de memórias e artigo de opinião, elaborados por alunos das escolas públicas de todo o país.

O que é Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro?

Resultado da parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Fundação Itaú Social (FIS), sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro foi fundamentada na metodologia, nas estratégias de atuação e na experiência das três edições do Programa Escrevendo o Futuro.
Com objetivo de colaborar para a melhoria do ensino da leitura e da escrita, o Programa Escrevendo o Futuro desenvolveu, de 2002 a 2007, ações de formação continuada para professores de quartas e quintas séries da rede pública, a fim de orientar a produção de textos dos alunos.
Em 2008, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro amplia a atuação do Programa Escrevendo o Futuro, passando a trabalhar também com professores e alunos das sétimas e oitavas séries do Ensino Fundamental (ou séries equivalentes do ciclo de nove anos) e com os segundos e terceiros anos do Ensino Médio.
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro vai além de um concurso, pois oferece propostas de formação dos educadores. O professor inscrito recebe o Caderno de Orientação do Professor, que propõe uma seqüência didática para o ensino da leitura e produção de texto.
Os professores e alunos semifinalistas da Olimpíada irão se encontrar nas principais capitais, para vivenciar oficinas com atividades didáticas e culturais. Uma ação que promoverá a integração e a troca de experiências entre professores de todo o país.
Os alunos, por sua vez, terão a oportunidade de participar de oficinas de leitura e produção de textos.
Esses encontros foram pensados também para expandir a cultura e promover a integração entre professores e alunos, que terão a oportunidade de viajar e conhecer a diversidade cultural do Brasil.

Qual é o tema?

"O lugar onde vivo"

Com o tema "O lugar onde vivo", a Olimpíada valoriza a interação das crianças e jovens com a realidade em que vivem, resgata histórias, estreita vínculos com a comunidade e aprofunda o conhecimento sobre o seu lugar.

Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

  • Para o aluno: contribuição para o exercício de sua cidadania!
  • Para o professor: contribuição para práticas pedagógicas de melhor qualidade!
  • Para a comunidade: aproximação com as escolas e reconhecimento de seus saberes!

Você, como Educador, pode e deve estimular os seus alunos a vencer este desafio!

Então, faça parte deste grande movimento pela educação!
É possível fazer da escrita, na escola, algo forte e interessante, que possibilite aos alunos e professores pensar mundos transformados pela força da palavra escrita.
As turmas de 2º e 3º anos do ensino médio irão participar com o tema: "O lugar onde vivo", e as inscrições foram adiadas até o dia 05 de maio de 2008. Alunos participem e cobrem de seus professores a suas participações e façam com que o lugar onde vocês vivem seja bem representado.

6 comentários:

VIVA O ROCK!!!!!!!! disse...

A olimpíada de língua portuguesa vai ser ótimo, principalmente para estimular aqueles alunos que não ligam muito para redação. e é claro descobrir novos talentos e principalmente dar uma força para o vestibular. parabéns a escola.

VIVA O ROCK!!!!!!!! disse...

Já que existe olímpiada de matematica, português, deveria haver também o concurso de desenho,se houvesse eu participaria, não é me gabando mas sou uma ótima desenhista.

Sou da Paz disse...

Achei muito importante porque os alunos aprendem a ler e a escrever melhor e também estudam melhor a língua portuguesa.
Maria da paz
1º ano Turma f

ellen disse...

Eu acho esso muito legal porque nos ajuda a aprender mais o estudo e tudo que nòs temos de mais importante não podemos deixa essa chanse e embora temos que fazer essa olimpia de portugêis para nòis aperfesua mais o estudo

Talita Ellen

1º ano Turma c

Thiago Naelisson disse...

A olimpíada de língua portuguesa é importante para que o professor saiba o conhecimento do aluno e para que ele avalie o aluno diante sua disciplina.
É importante também porque é uma prova que é realizada em todo o pais.

Aluno:Thiago
Ano:1º c
Turno:Manhã

brenasamille disse...

eu achei bem legal porque vai testar a capacidade do aluno e do professor e vai ajudar na aprendizagem de alunos de todo o país.

Brena Samille
1º c Turno Manhã