quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Ciclo de Palestra ENEM: Matemática

Em seguimento ao ciclo de palestras do ENEM 2013, a Escola de Ensino Médio Francisco Jaguaribe promoveu mais um momento de encontro, ao longo dos três turnos, neste dia 27 de agosto de 2013. Com a participação do Diretor, Luiz Junior, PCA de Ciências da Natureza, Maria Jucilene, Professores Victor Gabriel e José César, foram debatidas informações e estratégias a serem consideradas quando da resolução da prova de matemática do ENEM.













terça-feira, 27 de agosto de 2013

Um Mês Ao Gosto do Aluno: Dia da Ciência








A Escola de Ensino Médio Francisco Jaguaribe promoveu mais uma ação dentro da agenda do projeto Um Mês Ao Gosto do Aluno, dessa vez, alusivo ao dia da ciência. Assim, estudantes e professores da Escola fora visitar a Seara da Ciência e o Centro Cultural Dragão do Mar, onde puderam observar explicações dos monitores destes espaços e enriquecer o conhecimento sobre diversos elementos, sejam culturais ou científicos.
Esse dia funcionou como uma aula de campo. Professores da Escola contribuíram com suas explicações acerca dos objetos apresentados oportunizando uma dinâmica especial ao processo de apropriação de saberes. 
Embora tenha sido observado o contexto do dia da ciência a ser implementado neste dia 28 de agosto de 2013, essa ação foi antecipada para o dia 23 de agosto de 2013 por questões de logística. Também merece destacar o fato de que a EEM Francisco Jaguaribe já promove aula de campo incluindo a visita a esses espaços há mais de três anos. Confiram algumas imagens:

Seara da Ciência

Aula show com monitora da Seara da Ciência

Aula show com monitora da Seara da Ciência



Coordenador Escolar Julio Sergio

Estudantes interagindo com os experimentos

Estudantes interagindo com os experimentos

Professores, Diretor e Coordenador da EEM Francisco Jaguaribe

Centro Cultural Dragão do Mar

Monitor do Centro Dragão do Mar e estudantes



Painel do vaqueiro

Casa do vaqueiro


Brinquedos

Brinquedos: uma imitação do mundo

Interação dos estudantes com as exposições do Centro Dragão do Mar

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Semana da Voz do Estudante na EEM Francisco Jaguaribe







A Escola de Ensino Médio Francisco Jaguaribe mobilizou seus estudantes para que discutissem as suas percepções sobre a própria Escola e como melhorá-la. Tal iniciativa contemplou os pressupostos da atividade Semana da Voz do Estudante - Um Mês Ao Gosto do Aluno. Assim, debates ocorreram na sala de aula, inicialmente, motivados pelas questões lançadas: O que mais "curto" na minha escola? O que precisa ser melhorado nela? e o que preciso fazer para melhorar as minhas condições de aprendizagem? Logo após, construiu-se outro momento onde o debate caracterizou-se pelo formato coletivo geral por turno, com participação de representação por turma.
Nesta fase escolar, o debate coletivo inicial em sala que, por sua vez, produziu uma série de questões debatidas nos três turnos, foi finalizada pela plenária com a participação de mais segmentos da Escola. Confiram alguns destes momentos:



quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Visita dos estudantes da EEM Francisco Jaguaribe a mais uma edição da Feira de Ciências da EEEP Francisca Rocha Silva

Os estudantes da Escola de Ensino Médio Francisco Jaguaribe visitaram a EEEP Francisca Rocha Silva com o propósito de acompanharem a apresentação dos projetos constantes da Feira de Ciências dessa Escola. O momento foi favorável ao despertar o olhar para questões pertinentes ao contexto local.




Ciclo de palestras preparatórias para o ENEM - Edição 2013

Como forma de melhor preparar o estudante da Escola de Ensino Médio Francisco Jaguaribe para mais uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM foi abordada a produção da redação. Através da contribuição das professoras da área de Linguagens e Códigos e também do Núcleo Gestor, os estudantes então puderam analisar os parâmetros e as estratégias para se construir um bom texto. Esta iniciativa ocorreu neste dia 21 de agosto de 2013.



sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Movimento Esportivo na EEM Francisco Jaguaribe

Os treinos preparatórios para a participação da Escola de Ensino Médio Francisco Jaguaribe em mais uma edição do Jogos Intercolegiais de Jaguaruana já estão em fase avançada. A Escola já está organizada desde o início do ano letivo nesse sentido e espera obter bons resultados, como já ocorreu nesses últimos anos.
Estudantes e professores em mais um treino de vôlei
O desenvolvimento de atividades esportivas consiste em característica marcante na Escola de Ensino Médio Francisco Jaguaribe, assim, junto ao treinamento, foram agendadas partidas amistosas junto a algumas escolas de Jaguaruana, como o exemplo abaixo, onde a EEEP Francisca Rocha Silva recebeu nossos atletas para a realização de três partidas de futsal.



Também estão a ocorrer os preparativos para o desfile cívico do dia 7 de setembro.


segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Semana do Estudante 2013









A Escola de Ensino Médio Francisco Jaguaribe promoveu no período de 05 a 09 de agosto de 2013 uma série de eventos alusivos às comemorações da Semana do Estudante. A referida semana transcorreu mediante agenda construída em parceria com a 10a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - CREDE 10 e a Secretaria da Educação do Ceará - SEDUC, compondo parte do projeto Um Mês Ao Gosto do Aluno. Confiram alguns desses momentos:





Atividade na quadra de esporte



Atividade em sala de aula




Apresentação dos resultados do SPAECE edição 2012

                                                 


Alguns dos nossos professores


Atividades na quadra de esporte



Jogo do conhecimento - competição entre as turmas


Consulta ao Geekie



Entrega dos cadernos de provas do ENEM

Depoimento do ex-estudante da EEM Francisco Jaguaribe, Alisson Michael Cruz, sobre o sucesso obtido no ENEM e no SPAECE.



Entrega dos módulos do projeto Primeiro, aprender!












Vídeos motivacionais


Apresentação da aula com Professor Pachecão




Debate sobre cotas, Prouni, SISU, ENEM e vestibulares



Apresentação da Fanfarra da EEM Francisco Jaguaribe




Show de talentos da EEM Francisco Jaguaribe