quarta-feira, 23 de abril de 2008

Olimpíada brasileira de matemática - OBMEP 2008

Informações sobre a OBMEP 2008

1. Responsabilidade:

A 4ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2008) é uma promoção do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Ministério da Educação, com realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), responsáveis pela Direção Acadêmica.

2. Características:

A 4ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2008) é dirigida aos alunos de 5ª à 8ª série (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas. Professores, escolas e secretarias de educação dos alunos participantes também concorrem a prêmios.

3. Objetivos:

3.1 - Estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas.
3.2 - Contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica.
3.3 - Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.
3.4 - Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional.
3.5 - Contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e sociedades científicas.
3.6 - Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

4. Participantes e Divisão em Níveis:

4.1 - Os alunos participantes da 4ª OBMEP serão divididos em 3 (três) níveis, de acordo com o seu grau de escolaridade, como a seguir:

Nível 1 - alunos matriculados na 5ª ou 6ª série (6º ou 7º ano) do Ensino Fundamental, no ano letivo correspondente ao da realização das provas.

Nível 2 - alunos matriculados na 7ª ou 8ª série (8º ou 9º ano) do Ensino Fundamental, no ano letivo correspondente ao da realização das provas.

Nível 3 - alunos matriculados em qualquer série do Ensino Médio, no ano letivo correspondente ao da realização das provas.

4.1.a. - Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos finais do ensino fundamental, 5ª e 6ª séries (6º e 7º anos) e 7ª e 8ª séries (8º e 9º anos), deverão ser inscritos, respectivamente, para as provas dos níveis 1 e 2. Os de ensino médio, para a prova de Nível 3.
4.1.b. - Os alunos que mudarem de série ao fim do primeiro semestre, participarão das provas da OBMEP no Nível correspondente à série/ano que estiverem cursando por ocasião da inscrição de sua escola na OBMEP.
4.1.c. - Participam das provas da OBMEP somente os alunos que, na data da realização da prova, estiverem regularmente matriculados nas escolas inscritas na OBMEP. Não poderão participar das provas aqueles que estavam matriculados na época da inscrição da escola, mas que dela vieram a se desligar, seja por conclusão de curso, por transferência ou por quaisquer outros motivos.
4.1.d. - A escola que tiver, dentre seus alunos classificados na 1a Fase, aluno que será transferido para outra escola pública (municipal, estadual ou federal) na ocasião das provas da 2a Fase, deverá comunicar à Coordenação Geral da OBMEP a transferência do aluno, indicando sua escola de destino (a informação deverá ser enviada no período de envio dos cartões-resposta dos alunos classificados). Esse aluno será incluído na listagem de classificados de sua nova escola, desde que esta esteja inscrita na OBMEP.

4.2 - A OBMEP será desenvolvida em 2 (duas) Fases:

4.2.a. - Primeira Fase: consiste na aplicação de prova objetiva (múltipla escolha). Dessa Fase, participarão todos os alunos inscritos por suas escolas.

4.2.b. - Segunda Fase: consiste na aplicação de prova discursiva. Para essa Fase, classificam-se 5% (cinco por cento) dos alunos inscritos, pelas escolas, em cada Nível, com melhor desempenho na 1ª Fase.
4.2.c. - Caberá a cada escola selecionar os alunos com melhor desempenho na Primeira Fase e que participarão da Segunda Fase, como também fixar previamente critérios de desempate a serem aplicados, quando necessário, de modo a não exceder sua cota de 5% (cinco por cento) em cada Nível.

5 - Inscrição na OBMEP:

5.1 -Primeira Fase:

5.1.a. – A inscrição na Primeira Fase da OBMEP deverá ser feita pelas escolas, somente mediante preenchimento (on line) da Ficha de Inscrição disponível neste sítio www.obmep.org.br.
Atenção: Só serão aceitas inscrições dentro da data-limite fixada no calendário oficial da OBMEP. Não serão aceitas inscrições enviadas em mensagens eletrônicas, via fax ou por meio postal.
5.1.b. - Para a Primeira Fase da OBMEP cada escola indicará, na Inscrição, apenas o número total de seus alunos inscritos em cada Nível. Não há inscrição individual por aluno.

5.2 -Segunda Fase:

5.2.a. - Cada escola deverá selecionar para a Segunda Fase 5% (cinco por cento) do total de alunos inscritos na Primeira Fase, em cada um dos três níveis. Essa seleção deverá ser feita pelas notas dos alunos nas provas da Primeira Fase. Quando o número equivalente a 5% (cinco por cento) não for um número inteiro, ele deverá ser aproximado para o número inteiro imediatamente superior.
Não serão classificados alunos com nota 0 (zero) – mesmo quando os 5% (cinco por cento) de vagas para a Segunda Fase não forem inteiramente preenchidos, em determinado Nível. Não será permitido transferir vagas de um Nível para outro.
5.2.b. - Para a inscrição na Segunda Fase éobrigatório que cada escola envie, por via postal, à Coordenação Geral da OBMEP o documento indicativo do número de alunos classificados e o cartão-resposta da Primeira Fase de cada um desses alunos.
Atenção: Só serão aceitos cartões-resposta com todos os dados solicitados preenchidos.
5.2.c. - Os cartões-resposta dos alunos classificados deverão ser enviados apenas por via postal.
Atenção: A inscrição para a Segunda Fase só será válida se feita dentro dos limites de datas estipulados pelo calendário oficial da OBMEP.

6 - Sobre as Provas:

6.1 - A Primeira Fase da OBMEP se caracteriza pela aplicação da prova objetiva (questões de múltipla escolha), diferenciada por níveis (1, 2 e 3).
6.2 - As provas da Primeira Fase serão realizadas em cada escola inscrita na OBMEP e aplicadas pelos professores dessas escolas, com duração de 2 (duas) horas e 30 (trinta) minutos.
6.3 - A data de aplicação das provas da Primeira Fase será divulgada no calendário oficial da OBMEP. A aplicação poderá ser feita em todos os turnos da escola.
6.4 - As provas da Primeira Fase serão corrigidas pelos professores das próprias escolas, seguindo instruções e gabaritos elaborados pela Direção Acadêmica da OBMEP.
6.5 - Cada escola deverá enviar para a Coordenação Geral da OBMEP, dentro dos prazos estabelecidos no calendário oficial do evento, o documento indicativo do número dos alunos classificados para a Segunda Fase, com seus respectivos cartões-resposta.
6.6 - A Segunda Fase da OBMEP se caracteriza pela aplicação de prova discursiva, diferenciada por níveis (1, 2 e 3).
6.7 - As provas discursivas na Segunda Fase da OBMEP terão duração de 3 (três) horas e serão aplicadas por fiscais/aplicadores selecionados pela Direção Acadêmica para esse fim.
6.8 - Os locais de realização das provas da Segunda Fase (designados “centros de aplicação”) serão divulgados no sítio da OBMEP www.obmep.org.br, pela Coordenação Geral da OBMEP, em tempo hábil.
6.9 - Os alunos selecionados para a Segunda Fase deverão comparecer ao local das provas com documento de identificação e dentro do horário divulgado no calendário oficial da OBMEP.
6.10 - O calendário de provas nas duas fases será o mesmo para os três níveis.

7 - Premiação:

7.1 - A OBMEP premiará alunos, professores, escolas e secretarias de educação. Essa premiação baseia-se exclusivamente no resultado das provas da Segunda Fase. As notas da Primeira Fase não são utilizadas na classificação final.
7.2 - A divulgação da lista dos premiados será feita pela Direção Acadêmica em data estipulada no calendário oficial da OBMEP.
7.3 - A premiação de alunos totaliza 300 (trezentas) medalhas de ouro, 900 (novecentas) medalhas de prata, 1800 (mil e oitocentas) medalhas de bronze. Além disso, serão concedidos certificados de Menção Honrosa a até 30.000 alunos.
7.3.a. - Medalhas de Ouro: Serão concedidas 300 (trezentas) medalhas de ouro aos alunos das escolas municipais, estaduais e federais que obtiverem as 100 (cem) primeiras pontuações na classificação nacional, em cada um dos três níveis.
7.3.b. - Medalhas de Prata: Serão concedidas 900 (novecentas) medalhas de prata aos alunos das escolas municipais, estaduais e federais que obtiverem as 300 (trezentas) melhores pontuações na classificação nacional, a partir do 101o lugar, em cada um dos três níveis.
7.3.c. - Medalhas de Bronze: Excluídos os medalhistas de ouro e de prata, serão concedidas 1800 (mil e oitocentas) medalhas de bronze aos:
(i) 15 alunos – 5 (cinco) de cada Nível – de escolas municipais e estaduais que obtiverem as primeiras colocações em sua respectiva Unidade da Federação (UF), totalizando 405 (quatrocentas e cinco) medalhas de bronze.
(ii) alunos de escolas municipais, estaduais e federais que obtiverem as 465 (quatrocentas e sessenta e cinco) melhores pontuações, em cada um dos três níveis, a partir do 401o lugar da classificação nacional, excluídos os alunos de 7.3.c.(i), totalizando 1395 (mil, trezentas e noventa e cinco) medalhas de bronze.
7.3.d. - Certificados de Menção Honrosa: Serão concedidos certificados de Menção Honrosa a até 30.000 (trinta mil) alunos de maior pontuação nacional, que não forem contemplados com medalhas de ouro, prata e bronze.
7.3.e. - Premiação dos Professores: Serão premiados 127 (cento e vinte e sete) professores com curso de aperfeiçoamento no Instituto de Matemática Pura e Aplicada. Esse curso, sob a responsabilidade da Direção Acadêmica da OBMEP, consistirá de oficinas, minicursos, palestras, etc.
7.3.e.1 - A premiação dos professores está vinculada à premiação dos alunos. O professor de Matemática de cada aluno premiado receberá pontos, de acordo com os seguintes critérios:
a) 5 (cinco) pontos para cada aluno premiado com medalha de ouro;
b) 4 (quatro) pontos para cada aluno premiado com medalha de prata;
c) 3 (três) pontos para cada aluno premiado com medalha de bronze;
d) 1 (um) ponto para cada aluno premiado com menção honrosa.
7.3.e.2 - Os 127 (cento e vinte e sete) professores premiados são:
a) 54 (cinqüenta e quatro) professores (dois para cada UF) de escolas municipais e estaduais que obtiveram a maior pontuação em sua UF;
b) 46 (quarenta e seis) professores de escolas municipais e estaduais com o maior número de pontos na classificação nacional, independentemente da UF, excluídos os premiados em 7.3.e.2.a;
c) 27 (vinte e sete) professores de escolas federais, um para cada UF, com o maior número de pontos dentre os professores das escolas federais de sua respectiva UF.
7.3.f. - Premiação das Escolas: Está vinculada à premiação de seus alunos e aos pontos obtidos, conforme os seguintes critérios:
a) 5 (cinco) pontos para cada aluno premiado com medalha de ouro;
b) 4 (quatro) pontos para cada aluno premiado com medalha de prata;
c) 3 (três) pontos para cada aluno premiado com medalha de bronze;
d) 1 (um) ponto para cada aluno premiado com menção honrosa.
7.3.f.1 - Serão concedidos 1 (um) Kit para exibição audiovisual (televisor e aparelho de DVD), e livros para a composição de uma biblioteca básica em Matemática e Ciências, a cada uma das 27 (vinte e sete) escolas municipais ou estaduais (uma para cada UF) que alcançarem o maior número de pontos em suas respectivas UFs.
Obs.: Apenas escolas não recebedoras de prêmio similar (notebook e datashow) nas edições anteriores (OBMEP 2006 e OBMEP 2007) terão direito ao prêmio acima descrito. As escolas bicampeãs ou tricampeãs, nessa modalidade, receberão um troféu alusivo à sua premiação.
7.3.f.2 - Receberão livros para a composição de uma biblioteca básica em Matemática e Ciências, as 73 (setenta e três) escolas que obtiverem a maior pontuação nacional dentre as municipais e estaduais, independentemente da UF.
Obs.: Os livros que comporão a biblioteca básica serão escolhidos pela Direção Acadêmica da OBMEP.
7.3.g. - Premiação das Secretarias de Educação: Está vinculada à pontuação das suas respectivas escolas municipais e estaduais inscritas na Segunda Fase da OBMEP, segundo os critérios indicados no subitem 7.3.f.
7.3.g.1 - A pontuação de cada secretaria municipal de educação será a média aritmética dos pontos obtidos por todas as escolas municipais a ela vinculadas, inscritas na Segunda Fase da OBMEP.
7.3.g.2 - A pontuação de cada secretaria estadual de educação será a média aritmética dos pontos obtidos por todas as escolas estaduais a ela vinculadas, inscritas na Segunda Fase da OBMEP.
7.3.g.3 - Serão concedidos, em cada UF, troféus às 2 secretarias municipais que obtiverem maior pontuação em sua respectiva UF, totalizando 52 (cinqüenta e duas) secretarias municipais.
7.3.g.4 - Serão concedidos troféus às 5 (cinco) secretarias estaduais de educação (1 por cada região geográfica) que obtiverem maior pontuação em sua região geográfica (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste).
7.3.h - Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC): Serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr., da OBMEP, os 3.000 (três mil alunos) premiados com medalhas de ouro, prata e bronze.
Dentre os três mil alunos premiados com medalhas, serão agraciados com bolsas de Iniciação Científica Jr., do CNPq:
a) os alunos que estiverem formalmente vinculados às escolas públicas, municipais, estaduais ou federais, no período de realização do programa e,
b) os alunos que participarem ativa e assiduamente do Programa de Iniciação Científica e que obedecerem ao seu regulamento. O não cumprimento do regulamento implicará na não implementação ou na interrupção da bolsa.
As demais bolsas, provenientes dos alunos que não se enquadrarem nos requisitos acima, serão concedidas aos alunos com pontuação imediatamente posterior na UF com vacância de bolsa.
A substituição de um bolsista só poderá ocorrer até o final do segundo mês do início do Programa de Iniciação Científica Jr.
7.4 - A relação de alunos, professores, escolas e secretarias de educação premiados serão divulgados de acordo com o Calendário oficial da OBMEP.
7.5 - O Instituto de Matemática Pura e Aplicada é a instituição responsável pela organização da Cerimônia de Premiação. O local e a data do evento serão divulgados oportunamente.
7.6 - Os estados, municípios e escolas poderão, a seu critério, realizar cerimônias locais de premiação.

8 - Atribuições das Escolas Inscritas na OBMEP:

8.1 - As escolas públicas são responsáveis pela participação de seus alunos. Não há limite para o número de alunos inscritos e todos devem ser motivados a participar.
Atenção: Será desclassificada a escola (e todos os seus alunos) que permitir que alunos não matriculados regularmente em seus quadros façam as provas como membros de seu corpo discente.
8.2 - Cada escola deverá divulgar amplamente entre seus alunos e professores a realização da OBMEP bem como todo o seu material de divulgação: Regulamento, Material Didático para os professores de matemática exercitarem seus alunos, etc.
8.2.a. - Cada escola deverá indicar à Coordenação Geral da OBMEP o nome do professor que será responsável pela OBMEP em sua escola. Caberá a este professor organizar a aplicação e correção das provas da Primeira Fase, responsabilizando-se pelo envio da lista de classificados e cartões-resposta e ajudar na mobilização dos alunos para a Segunda Fase.
8.3 - As escolas devem fazer sua inscrição online fornecendo todas as informações solicitadas e dentro do prazo previsto no Calendário oficial.
8.4 - As escolas são responsáveis pela organização e infra-estrutura da aplicação das provas da Primeira Fase e também pela correção dessas. As escolas são também responsáveis pela guarda do material de provas e a manutenção do sigilo do mesmo, desde o recebimento até a correção e envio da lista de classificados. Qualquer quebra de sigilo resultará na desclassificação da escola (e de seus alunos) para a Segunda Fase.
Atenção: a escola deverá informar à Coordenação Geral da OBMEP sobre qualquer falha de procedimento que possa ocorrer em relação a este material. A Coordenação Geral da OBMEP estará à disposição para orientar as escolas.
8.5 - As escolas devem receber e aplicar as provas da Primeira Fase de acordo com o Calendário oficial da OBMEP e corrigi-las segundo o gabarito oficial.
8.5.a - Antes da aplicação das provas de Primeira Fase, cada escola deverá fixar e divulgar entre seus alunos e professores os critérios de desempate (caso necessário) para a seleção dos 5% (cinco por cento) que participarão da Segunda Fase.
8.6 - As escolas devem enviar a lista dos 5% (cinco por cento) de alunos classificados para a Segunda Fase, com os respectivos cartões-resposta da Primeira Fase, dentro do prazo estipulado pelo Calendário oficial.
8.7 - Cabe também às escolas divulgar entre seus alunos e professores os resultados da Primeira Fase bem como o resultado final da premiação.
8.8 - As escolas devem contribuir para a logística das provas da Segunda Fase, viabilizando a participação de seus alunos classificados, colocando à disposição a infra-estrutura local para a eventual realização da prova em suas dependências e colaborando para uma possível necessidade de locomoção de seus alunos, de acordo com as orientações apresentadas pela Direção Acadêmica da OBMEP.

9 - Atribuições da Direção Acadêmica da OBMEP:

9.1 – A Direção Acadêmica da OBMEP terá as seguintes responsabilidades:
a) Elaboração de planejamento e organização do projeto.
b) Elaboração das questões, das instruções de aplicação e dos gabaritos das provas e seu envio aos locais onde estas serão realizadas.
c) Organização e encaminhamento das informações sobre os resultados da primeira fase enviados pelas escolas.
d) Organização e aplicação das provas da Segunda Fase.
e) Correção das provas da Segunda Fase, indicação de todas as premiações e a guarda das provas da Segunda Fase por um período de 4 (quatro) meses a contar da data de divulgação dos resultados. Após esse período, a direção poderá autorizar a reciclagem do papel das provas.
f) Manutenção do sítio atualizado com informações sobre a OBMEP.
g) Elaboração do Relatório Final dos resultados da OBMEP.
h) Definição e organização do curso de aperfeiçoamento dos professores premiados.
i) Definição e Supervisão do Programa de Iniciação Científica Jr. da OBMEP, bem como a elaboração do seu material didático.

10 - Disposições Gerais:

Os casos de desempate em qualquer dos itens de premiação, bem como os casos omissos, serão decididos pela Direção Acadêmica da OBMEP.

Olimpíada de Língua Portuguesa

Olha aí, pessoal!
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro está chegando e, com ela, a chance de os alunos das escolas públicas de todo o país descobrirem o poder que as palavras têm.
O concurso, realizado pelo Ministério da Educação, em parceria com a Fundação Itaú Social e o Cenpec, desenvolve ações de formação de professores e premia poesias, textos de memórias e artigo de opinião, elaborados por alunos das escolas públicas de todo o país.

O que é Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro?

Resultado da parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Fundação Itaú Social (FIS), sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro foi fundamentada na metodologia, nas estratégias de atuação e na experiência das três edições do Programa Escrevendo o Futuro.
Com objetivo de colaborar para a melhoria do ensino da leitura e da escrita, o Programa Escrevendo o Futuro desenvolveu, de 2002 a 2007, ações de formação continuada para professores de quartas e quintas séries da rede pública, a fim de orientar a produção de textos dos alunos.
Em 2008, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro amplia a atuação do Programa Escrevendo o Futuro, passando a trabalhar também com professores e alunos das sétimas e oitavas séries do Ensino Fundamental (ou séries equivalentes do ciclo de nove anos) e com os segundos e terceiros anos do Ensino Médio.
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro vai além de um concurso, pois oferece propostas de formação dos educadores. O professor inscrito recebe o Caderno de Orientação do Professor, que propõe uma seqüência didática para o ensino da leitura e produção de texto.
Os professores e alunos semifinalistas da Olimpíada irão se encontrar nas principais capitais, para vivenciar oficinas com atividades didáticas e culturais. Uma ação que promoverá a integração e a troca de experiências entre professores de todo o país.
Os alunos, por sua vez, terão a oportunidade de participar de oficinas de leitura e produção de textos.
Esses encontros foram pensados também para expandir a cultura e promover a integração entre professores e alunos, que terão a oportunidade de viajar e conhecer a diversidade cultural do Brasil.

Qual é o tema?

"O lugar onde vivo"

Com o tema "O lugar onde vivo", a Olimpíada valoriza a interação das crianças e jovens com a realidade em que vivem, resgata histórias, estreita vínculos com a comunidade e aprofunda o conhecimento sobre o seu lugar.

Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

  • Para o aluno: contribuição para o exercício de sua cidadania!
  • Para o professor: contribuição para práticas pedagógicas de melhor qualidade!
  • Para a comunidade: aproximação com as escolas e reconhecimento de seus saberes!

Você, como Educador, pode e deve estimular os seus alunos a vencer este desafio!

Então, faça parte deste grande movimento pela educação!
É possível fazer da escrita, na escola, algo forte e interessante, que possibilite aos alunos e professores pensar mundos transformados pela força da palavra escrita.
As turmas de 2º e 3º anos do ensino médio irão participar com o tema: "O lugar onde vivo", e as inscrições foram adiadas até o dia 05 de maio de 2008. Alunos participem e cobrem de seus professores a suas participações e façam com que o lugar onde vocês vivem seja bem representado.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Informativo

O colégio Francisco Jaguaribe inicia o ano de 2008 com muitas mudanças, graças a visão progressista dos administradores da SEDUC e da 10ª CREDE, contamos este ano com dois PCA's (Professor Coordenador de Área) em cada área de ensino, tranzendo consigo grandes contribuições para a qualidade do ensino de nossa escola. Sendo ainda ampliada a carga horária do L.E.I (Laboratório Escolar de Informática) passando agora a funcionar duzentas horas aulas distribuídas nos três turnos, e com a criação do LC (Laboratório de Ciências) com cem horas aulas.
O Blog da escola é uma das primeiras inovações, pois aqui os internautas quer sejam alunos, pais ou demais interessados encontrarão não só informações relacionadas a escola, como também noticias ligadas a educação, sem falar em conteúdos de diversas disciplinas. Aguardem estamos em construção.

Agradece o Núcleo gestor:

Francisco Farias Neto
Diretor

Luisa de Marilac
Coord. Pedagógica